COMO PILOTAR > DICAS DE PILOTAGEM
Para quem ira participar conosco em passeios e viagens
(1/1)
grenga:
Galera,
Segue algumas dicas praticas e importantes a serem seguidas para as nossas proximas viagens.
CAPITÃO DA ESTRADA: Membro do MOTO CLUBE ou do CLUBE ou convidado que possua experiencia para condução do pelotão e que tenha conhecimento do caminho a ser percorrido, seu lugar será sempre a frente do pelotão.
FERROLHO: Membro do MOTO CLUBE ou do CLUBE ou convidado que tenha experiencia para condução do pelotão em estradas, seu lugar será sempre a ultima moto do pelotão, seu trabalho é em caso de parada de algum membro seguir até o capitão da estrada e avisa-lo sobre a parada, poderá fazer conduções de carros, caminhoes, onibus em ultrapassagens do pelotão é responsavel pela segurança do pelotão inteiro, acate suas exigencias durante a viagem.
FOTOGRAFO: Pessoa designada para fazer as fotos e/ou filmagens durante o passeios.
Sempre no inicio dos passeios serão passadas as todos, velocidade de cruzeiro, pontos de paradas e formação do pelotão ou pelotões ( dependendo da quantidade de motos )
Em caso de 2 ou mais pelotões serão nomeados 2 ou mais capitaes, ferrolhos e fotografos.\
Sempre sairemos em fila alternada. ou seja... se a moto a sua frente esta a direita da pista de rodagem, voce seguira a esquerda, e assim por diante.
ou seja ... a formação seguira a seguinte configuração:
[]
[]
[]
[]
[]
[]
[]
1. Integrante e convidado deverá comparecer no local marcado com a motocicleta abastecida, pneus calibrados e documentos em ordem e a moto em condições de realizar o passeio .Isso tem por fim evitar atrasos desnecessários, documentos passiveis de averiguação por parte dos membros do moto clube e/ou clube.
2. Será designado um integrante com mais experiência para conduzir o grupo até seu destino, a ordem de cada um no grupo não poderá ser mudado nas paradas e assim seguiremos até o destino. O"ferrolho", e o integrante também com experiência que ficará na na última posição acompanhando o grupo e verificando a ordem do mesmo.
3. Em qualquer passeio, será definido as ordens e colocação das motos na estrada assim como as paradas e velocidade, respeitando sempre para termos uma boa segurança.
4. Sempre que possível, havendo perigo à frente, o motociclista levantará o braço esquerdo, para alertar os que venham em sua retaguarda. Apontam-se para os buracos existentes na pista quando, embora passíveis de desvio, demonstrem um certo perigo.
5 - Você será responsavel pela segurança da moto a sua frente e a moto atras de você, portanto, respeite as regras que irão ser passadas no inicio de cada passeio.
6 - A mesma ordem para a saida do passeio deverá ser respeitada na volta do passeio, salvo orientação contrária do Capitão da Estrada ou do Ferrolho.
7 - Não serão permitidas ultrapassagens de qualquer especie durante a movimentação do pelotão, salvo, ultrapassagens do capitão da estrada, ferrolho e do fotografo.
Todos os sinais serão efetuados com a mão esquerda
a) Mão espalmada para cima: Perigo a Frente.
b) Dedo indicador apontado para cima: Chuva
c) Dedo indicador apontado para baixo: Pare atrás de mim.
d) Dedo polegar apontado para trás: Olhe no seu retrovisor.
e) Dedo indicador apontado para cima fazendo círculos: Polícia ou radar
f) Quatro dedos apontados para baixo: Animais na pista
g) Dedo indicador e polegar em forma de circulo: Acenda o Farol
h) Dedo indicador e médio em forma de “V”: Mantenha a fila dupla
i) Mão espalmada batendo no tanque: Parar para abastecimento
j) Mão espalmada para cima, em movimentos: Aumente a velocidade
k) Mão espalmada para baixo em movimentos: Reduza a velocidade
Isso tudo não são regras ou normas e sim procedimentos para fazermos um passeio com segurança, retornando para nossas casas sem problemas.
Navegao
Ir para versão completa