Amizade e Respeito Acima das Motos

  • Sáb 20, Abril, 2024 - 08:35:38
  • Bem-vindo, Visitante
Busca avançada  

Notícias:

Autor Tópico: DICAS DE MOTOCICLISMO !!!  (Lida 1351 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Pichu

  • MASTER
  • **********
  • Offline Offline
  • Sexo: Masculino
  • Mensagens: 880
DICAS DE MOTOCICLISMO !!!
« Online: Qua 29, Setembro, 2010 - 19:01:24 »

Comprou uma moto? Esportiva ou Estradeira...?

Pois é, agora é colocar um escapamento esportivo, uma jaqueta de couro e ir para um "Moto Show" agitar! Quero chegar acelerando, pois é assim que eles fazem por lá, é tudo Moto Show! É Adrenalina, Manobras Radicais!

ERRADO!

Quero frisar aqui as 2 palavras que todo "Motociclista" deve saber: "Comportamento e Respeito"

1º Não sou Deus, nem dono da verdade, só quero passar o que sei, o que já vivi, o que se comenta entre outros irmãos e vejo no dia a dia do Motociclismo e Motoclubismo, para que você possa aproveitar ao máximo Seu Novo Estilo de Vida, sem contrariedade. Com certeza você irá aprender muito mais com a Experiência.

2º Todos tem seu Estilo Próprio e forma de pensar diferente, mas um "Todo" tem sua particularidade.

3º Definições que você deva saber (não fui eu quem criei, é assim, muitos não ligam, misturam ou discordam, mas em geral seria assim):

ALGUMAS EXPLICAÇÕES/DEFINIÇÕES:

- Motoqueiros: São os chamados bagunceiros, pessoas que possuem motos, mas não sabem se comportar em certos locais, são famosos por sua característica de ficar acelerando e queimando pneus, empinando (principalmente em lugares errados), enfim, verdadeiros baderneiros, não respeitam leis de trânsitos, independente do modelo da moto. Podem Ter motos Esportivas ou Estradeiras.

- Motociclistas: São pessoas que têem motos para seu uso racional, curtem o Motociclismo. Não gostam de serem chamados de Motoqueiros. Curtem a estrada, geralmente são rigorosos no quesito Respeito as leis de trânsito, gostam mais da parte "Sossego" do Estilo. Podem Ter motos Esportivas ou Estradeiras.

A sociedade em geral ainda não sabem as diferenças; para o mundo é tudo "Motoqueiro", apesar que como vem sendo muito pregado, no futuro próximo essa definição será bem diferenciada. Por isso devemos ainda ter calma e explicar àqueles que usam só a definição "Motoqueiros" sobre essa diferença entre Motoqueiros x Motociclistas.

- Jaspeiros: Na maioria, possuem Motos Esportivas, gostam mais das Adrenalinas, uma velocidade maior, se juntar com outros que possuem motos grandes, frequentam lugares diferentes dos Estradeiros, enfim, Motos Caras, Esportivas e Chamativas. São famosos também por ter um lado "Motoqueiro" de ser, existem exeções, mas na sua maioria são mais agitados!

- Estradeiros: Na maioria, são Motociclistas que possuem Motos Custom, estilo as Harleys Davidsons, ou deste estilo, gostam mais das Estradas, sem altas adrenalina, estão ali para curtir o estilo, viver o motociclismo em si, curtir a irmandade, os encontros, etc; Mas também podem ter Motos Esportivas ou Estradeiras.

* Em geral há discriminação entre Jaspeiros x Estradeiros, o que na minha Opinião acho erradíssimo. Alguns no Extremo da Violência, inaceitável em nosso meio. Essa discriminação as vezes causa a perca de todo sentido da palavra "Motociclismo", tudo é questão de saber Respeitar um ou outro, não precisa aceitar, ser os 2, mas também não precisa sair falando mau de um ou de outro. Saiba se comportar entre quaisquer deles e sejamos todos "Motociclistas", independente da sua moto!

Não se julgue Superior ao outro só porque tem uma Moto Mais Cara, tem um Estilo que você acha certo, se julga mais Motociclista, ou é o certo na história...

- Alguns costumam dizer que Jaspeiro ou Estradeiro é um Estado de Espírito, um modo de comportamento que o Motociclista interage com a irmandade e sua moto. Também faz sentido! Porque não é a moto que faz o Motociclista, e sim o próprio!

Não há problema em gostar de barulho, de acelerar, de queimar pneu, etc; desde que saiba fazer isso nos lugares certos, momentos certos e saiba respeitar os direitos dos outros.

Os Encontros:

- Moto Shows: Geralmente são Encontros de Motos de todo tipo, antigamente todos Encontros eram definidos assim, e até hoje se usa esta expressão, mas devagar está sendo diferenciado, aqui as vezes há excessos quanto à bagunça, motos menores se misturam às maiores e o quesito "Comportamento" foge totalmente à regra.

- Encontros de Motociclistas: Aqui o que se percebe é a mistura de todo tipo de motos, Jaspeiros e Estradeiros, num só local, convivendo harmoniosamente. Geralmente aqui há controle de motos menores (geralmente pq são exibicionistas e muito baderneiros...) que são proibidas de entrar nos locais do evento, existem excessões que é facilmente percebida por quem conhece o estilo. Todos estão ali para curtir um bom encontro!

- Aniversários de Moto Clubes: O Próprio nome já fala, é uma festa particular, as vezes é liberado geral, as vezes dentro de locais fechados, são liberados só para Moto Clubes e/ou Motociclistas em geral, o comportamento aqui é um pouco diferente, pois em festas de um Moto Clube, deve-se seguir o comportamento ali presente, primeiro procure se informar como é o evento, se pode fazer barulho, se tem local para isso, se não é permitido, se existe local separado para sua moto, enfim, não vai chegando e se sentindo "dono do pedaço", aqui predomina muito o: "Respeito".

Geralmente aqui há controle de motos menores (explicado abaixo), que são proibidas de entrar nos locais do evento.

* Se é um Evento Jaspeiro, se pode acelerar e você está louco para isso, ok, olhe ao lado e procure estudar o ambiente primeiro, já vi aceleraços de motos que não deram muito bem não! Outros já fica bonito, são motos esportivas, o cara gosta disso (e gosto não se discute), o público em geral, da cidade, ou os jaspeiros, gostam disso, acha diferente, tem uma visão diferente sobre tudo isso.

* Se é um Evento Estradeiro, primeiramente saiba que Aceleraço não é bem vindo. Procure não "Chamar Atenção", a intenção ali não é essa, a intenção num Evento Estradeiro, é curtir o local agradável com uma boa música, com um bom papo sem precisar gritar por causa dos barulhos das motos, cumprimentar a irmandade, etc, então chegue, desligue sua moto, pegue uma cerveja e vá curtir o Encontro, os amigos!

* A questão Preconceito das motos menores. Não é questão de Preconceito e sim do quesito "Comportamento", "Respeito", geralmente as motos menores são usadas por Motoqueiros que não tem noção alguma de Motociclismo, são aqueles que pensam que tudo é "Moto Show", que tem que rancar o escapamento da sua moto, e chegar acelerando por toda parte, enfim praticar Manobra Radical, pois pensam que ali é um evento assim. Uns acabam não fazendo por mau, e sim por desconhecimento.

* "Motos Menores" (de baixa cc), não quer dizer que são todos de baderneiros, existem muitos Motociclistas por aí que possuem essas "Motos Menores" e estão em todos Encontros, dão "Lição" a muitos, no quesito "Comportamento" e "Respeito", as vezes de Moto Clubes, e entram em todos eventos por já terem conquistado o seu "Respeito". É fácil diferenciar os CGzeiros (ou baderneiros com quaisquer motos menores) de Motociclistas que tem "Motos Menores". Eu mesmo, por muitos anos, fui em Encontros de CG, e nunca tive coragem de colocar um Escapamento Cerrado e ficar pagando mico de baderna ali, barulho é para motos grandes, seja Estradeira ou Jaspeira. Mas é isto a diferença.

A moto você compra, o Espírito, o Sangue, não.

Muitos são os belos "Encontros" que chama atenção pela sua capacidade de reunir Motociclistas para uma boa confraternização, seja Encontros Estradeiros ou Jaspeiros. Porém o que chama atenção é a falta de conhecimento que muitos tem em diferenciar os fatos descritos acima.

Muitas pessoas Têem motos, mas não sabem Ter! Por desconhecimento ou ignorância.

Motociclismo é também saber se portar em ocasiões diferentes.

Se não gostam de Eventos Estradeiros, não vá! Se não gostam de Eventos Jaspeiros, não vá! Senão gostam de Mistos, não vá! É fácil de saber quem é o que antes de ir.

Para quem gosta de todos, como eu e uma maioria, saibam se comportar e respeitar.

A idéia deste texto é tentar explicar para àqueles que desconhecem essas diferenciações, saber se comportar e respeitar, fazer entender que este é um meio em que se deve tirar um CNH antes, falo isso porque eu também comecei assim, já passei por muitas coisas e aprendi apanhando, e hoje sei me portar em cada evento de modo a não ofender as intenções, porque gosto de todos.

Onde têem Motociclistas reunidos, é lá que quero estar!

Sem Discriminação!

Assim você pode virar "Motociclista" e poder curtir todo evento sem sair aborrecido ou ofendido, ir num evento e poder dizer:

"Que bom, desestressei do meu dia-a-dia!, revi meus irmãos, volto para casa feliz!"

Abraços a todos e sejam felizes neste Maravilhoso Estilo de Vida

Crédito pelo texto ao Motocliclista Wilney de Almeida publicado no site
http://www.motoclubefenix.com/gpage.html

« Última modificação: Qui 30, Setembro, 2010 - 11:13:52 por WAGNER »
Registrado
Alain D. Dionisio (Pichu)
CB 450E 84/85 - Preta
XT 600Z-Ténéré 90 - Azul
E-mail: pichuzinho@hotmail.com
(11) 3869-6537 Fixo
(11) 99567-8078 Vivo
(11) 98584-5734 Tim
(11) 7869-6331 Nextel
ID 118*513
São Paulo - Capital

Arthur Caovilla

  • MASTER
  • **********
  • Offline Offline
  • Sexo: Masculino
  • Mensagens: 375
Re: DICAS DE MOTOCICLISMO !!!
« Resposta #1 Online: Qua 29, Setembro, 2010 - 19:20:40 »

Crédito pelo texto ao Motocliclista Wilney de Almeida publicado no site
http://www.motoclubefenix.com/gpage.html

Abrçs

Arthur
Registrado
Arthur Caovilla
Membro do Moto Clube da CB 
CB 400 1982 - Prata
Piloto FMC Certificado Honda
Integrante Brazil Rider´s
E-mail: arthur@clubedacb.com.br
Nextel 7819.5737
ID 119*8579
 


BlackRain , 2006 by Crip

Página criada em 0.055 segundos com 24 procedimentos.