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Autor Tópico: Dicas de Viagem  (Lida 1019 vezes)

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Rubens Taubaté

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Dicas de Viagem
« Online: Dom 22, Agosto, 2010 - 12:23:45 »

Dicas de Viagem

■Revisão: antes de qualquer coisa é imprescindível uma revisão preventiva em sua motocicleta. Itens básicos, como estado e pressão dos pneus, nível de óleo, estado das velas e funcionamento da buzina, lâmpadas e cabos de acionamento são fáceis de conferir e de corrigir caso haja falhas. O melhor a fazer é levá-la a oficina de confiança se o motociclista não seja apto a realizar os reparos.

■Documentos: Não menos importante que a revisão na motocicleta, a documentação e a habilitação devem estar em ordem para não gerar multas e transtornos.

■Destino: Outra dica importante é definir rotas e destinos tendo como referência as condições das estradas. Traçar o roteiro antecipadamente é muito bom para quem não quer passar por apuros. Pesquisando pela Internet, é possível acessar mapas de diversas localidades dentro do país, relato de quem já viajou para determinada cidade com as dicas sobre o percurso, distâncias entre cidades e informações das estradas.
 Embora pareça que não, viajar de moto desgasta, tanto física como mentalmente o motoqueiro. Ao escolher um destino, analise se está preparado para tal;

■Procure parar no máximo a cada duas horas  para descansar, esticar o corpo, dar uma examinada na moto e bagagem.

■Combustível: pelo fato do tanque da moto, normalmente, ser relativamente pequeno, um ponto a ser pensado é se no caminho há como abastecer para não ficar parado na estrada. 

■Equipamento: Roupas como jaquetas e calças devem ser de tamanho justo, pois não irão chacoalhar com o vento na estrada. Atualmente existem muitas marcas nacionais e importadas de jaquetas e calças com preços acessíveis. Sem esquecer de luvas e botas Lembre-se, o motociclista é mais vulnerável. O piloto não tem uma carroceria a sua volta para lhe proteger. Por isso encare a compra de equipamentos como um investimento em segurança e não como um gasto.
Principal item de segurança e o único obrigatório pela legislação brasileira, o capacete deve estar em boas condições de uso, dentro do prazo de validade, com o selo de aprovação do Inmetro, adesivos refletivos, a viseira limpa e sem riscos.
 
■Viseira fumê ajuda aqueles que não gostam de pilotar com óculos escuros, mas são proibidas no período noturno. É preferível utilizar viseira transparente e óculos de sol nos dias ensolarados.

■Preze pelo conforto durante a viagem. Muita bagagem, roupas quentes ou frias demais, calçados apertados, podem prejudicar ou até mesmo ser perigoso;

■Além das ferramentas que acompanham sua motocicleta, procure também levar, se possível os seguintes utensílios:
Kit de reparo rápido para furos em pneus sem câmara.
Spray para enchimento emergencial de pneu sem câmara.
Lâmpadas sobressalentes.
Cabos de embreagem e de acelerador.
Velas de ignição

■Bagagem: A bagagem é sempre uma incógnita. Bauletos e alforges são ótimas opções para acomodá-la. No caso de bauletos ou alforges laterais o alerta é que a carga seja distribuída em igualdade de peso. Caso contrário irá afetar na pilotagem.
 
■Amarrar a bagagem na moto com cordas elásticas também é uma solução e mochila nas costas pode ser uma saída, desde que não esteja carregada com muito peso, para não cansar o piloto. Respeitar os limites de carga da motocicleta é de bom grado e a roupa de chuva deve ficar em local de fácil acesso

■Garupa: Deve, o ocupante traseiro, constituir uma peça única com o condutor, não prejudicando os seus movimentos... mas também não se transformando num elemento passivo, que não protesta nem nunca diz nada. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor, evitando assim a oscilação. Nas freadas e arranques, deve apoiar-se nas alças e não no condutor. O garupa pode ajudar nas curvas, trânsito ou terreno irregular, espreitando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras (pedais de apoio) torna a moto mais manobrável. Não esquecer, que a partir dos 70-80 Km/h, acaba a conversa, pois o vento não deixa. Quando circular a mais de 200 Km/h, não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete, os óculos ou o penteado.
Outras DICAS:

■Não viaje à noite. Prefira sair bem cedo. Ao amanhecer o corpo está descansado e os reflexos apurados. Assim a viagem renderá mais. Não almoce, procure ingerir alimentos leves. Não se esqueça de se hidratar. Caso seja necessário realizar a viagem no período noturno, não viaje sozinho. Viaje em grupos de motociclistas ou com a companhia de um amigo com carro.  Quando viajar em grupo, as motos de menor cilindrada vão ‘a frente.

■Nunca trafegue pelo corredor. Cuidado com os “pontos cegos†de carros e caminhões.
 
■Fique atento ao ultrapassar grandes carretas. O deslocamento de ar gerado em altas velocidades pode desestabilizar a moto. Na estrada a motocicleta deve ocupar o espaço do carro.

■É comum encarar, numa mesma viagem, sol, chuva, neblina etc. Se o clima for muito adverso, e prejudicar questões de extrema importância como, por exemplo, visibilidade, o que deve ser feito é esperar, em local seguro, que essa situação melhore; Opte por não parar no acostamento, procure ou estenda até um posto de gasolina, nos praças de atendimento das concessionárias ou nos postos das polícias rodoviária Federal ou Estadual.

■Não informe o seu destino para desconhecidos. Diga sempre o roteiro inverso.

■Cuidado com as sombras sobre o asfalto, ela pode esconder buracos.

■Atenção: Cuidado nunca é demais, principalmente quando se está em cima da moto. Paisagens, acompanhantes de viagem, entre outros, podem acabar desviando a atenção do motoqueiro. Curta a viagem, mas com responsabilidade.

Aproveite seus momentos de lazer e boa viagem!
 

Fonte:
Redação/Infomoto/Motosegurança
Registrado
Rubens
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Tel: (12)9118-7589 - (12)3625-6922
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